terça-feira, 17 de abril de 2012

Autoestima ou caráter?

Ultimamente tenho tido o cuidado com o que tenho lido, ouvido e assistido em relação às coisas que dizem ser de Deus já que cada vez mais o foco do assunto tem sido a auto-ajuda, a autoestima. Creio que falar sobre a autoestima não seja errado, pois ela é a opinião e o sentimento que cada pessoa tem por si mesma, é a capacidade de respeitar, acreditar e amar a si mesmo.

Porém a atenção exagerada ao tema tem gerado pessoas narcisistas, soberbas e repulsivas no meio cristão, enquanto a mensagem sobre a transformação de caráter vem sido esquecida.

Caráter é a soma de nossos hábitos, virtudes e vícios. Caráter, em sua definição mais simples, resume-se em índole ou firmeza de vontade, que são os traços morais da personalidade.

Mais do que a autoestima que nos ensina a amarmos a nós mesmos, em Cristo, é o nosso caráter que precisa ser trabalhado, transformado para que possamos amar não somente a Cristo como também ao nosso próximo.

"Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade cada um considere os outros superiores a si mesmo." Fp. 2:3, 4:8 / Rm. 12:2


Nenhum comentário: