quinta-feira, 26 de abril de 2012

Então vamos enfrentar a vida


Um cristão passando por dificuldades é considerado por muitos como pecador, com isso muitas pessoas de Deus ficam estagnadas nas suas condições adversas sem saber o que fazer, pois, logo pensam: se estou “em pecado”, então Deus não está comigo!!

Eu estava lendo o livro de 2 Reis e me deparei com uma cidade a beira do colapso social e financeiro onde a desgraça e desumanidade era real e o pior, todos na cidade já estavam se habituando com a situação aos invés de agir contra o que estava levando a cidade àquela condição, que no caso eram os inimigos que a cercavam.

O que achei mais fascinante foi a história de quatro pessoas que apesar da lepra ter tomado seus corpos tinham suas mentes intactas e naquele momento difícil, poderiam de se entregar a crise mas resolveram meditar acerca da condição em que se encontravam.

Neste momento nos são passadas lições:
  • Devemos meditar antes de tomar qualquer decisão. (2 Rs. 7:3)
  • Temos que ter a visão de que a vida só tende a melhorar (2 Rs. 7:4), “se eu ficar parado nada será resolvido, então vamos enfrentar a vida”.
  • Devemos tomar uma decisão. Não sei se é hábito, mas costumamos esperar que Deus decida tudo por nós, queremos que Ele faça as escolhas em nosso lugar... (2 Rs. 7:5)
  •  ...Quando na verdade, Deus manifesta uma ação simultânea no momento em que decidimos agir. (2 Rs. 7:6-7)
  • Quando reconhecemos o favor de Deus em nossas vidas sem nenhum mérito nosso, as suas bênçãos são derramadas sobre nós, então devemos compartilhar, dividir, ajudar os que se encontram em situação semelhante a que estivemos. (2 Rs. 7:8-11,16)

Detalhe que esses quatro anônimos segundo a história da época e o Pentateuco, por conta da lepra eram excluídos do convívio da sociedade considerados impuros, pecadores.
Sendo assim devemos; parar de lamentar da vida, meditar na nossa situação, ter uma boa visão do futuro, tomar uma decisão e agir, pois então "Levanta-te e resplandece porque já vem a tua luz e a gloria do Senhor vai nascendo sobre ti..." Is. 60:1

Nenhum comentário: