quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Aprendendo com as águias

Existem momentos em nossas vidas em que, há a necessidade de mudanças, metamorfose, reciclagem, um renovo. Parece que se isso não acontecer iremos jogar tudo para o alto e sair correndo até cansar e aí desfalecer e dormir. Ou mudamos ou morremos!!!

Neste momento o esperar e confiar nossa vida plenamente nas mãos do Senhor é muito importante, pois significa depender d´Ele como nossa única fonte de ajuda e graça em tempo de necessidade.

E quando esperando Nele obtemos:
· A força divina para nos vivificar no meio do sofrimento e provações II Co. 4:16-18.
· Ele nos eleva acima das dificuldades, assim como a águia que paira nas alturas no céu acima das tempestades Hc. 3:19.
· A capacidade de correr espiritualmente sem se cansar e de caminhar firmemente para frente sem desfalecer, quando parece que Deus demora a agir Sl. 144:1, 2, 15. Deus promete que se o seu povo confiar nele com paciência, Ele proverá todo o necessário para sustenta-los Sl. 33:18-22; Fp. 3:13; I Co. 9:24-27.

Quando falo em renovo, lembro-me das águias:
As águias chegam a viver 70 anos mas, para chegar a esta idade, aos 40 anos ela tem que tomar uma difícil decisão, pois nesta idade ela está com as unhas compridas e flexíveis, não consegue mais agarrar as presas das quais se alimenta; o bico alongado e pontiagudo se curva; as asas, envelhecidas e pesadas e, em função da grossura das penas, voar já é muito difícil.

Então a águia só tem duas alternativas: morrer ou enfrentar um dolorido processo de renovação que irá durar 150 dias. Esse processo consiste em voar para o alto de uma montanha e se recolher num ninho próximo a um paredão, onde ela não necessita voar. Após encontrar este lugar, a águia começa a bater com o bico em uma parede até conseguir arranca-lo, espera nascer um novo bico, com o qual vai depois arrancar suas unhas. Quando as novas unhas começarem a nascer, ela passa a arrancar as velhas penas e, só após cinco meses, sai para o famoso vôo da renovação, e para viver então mais 30 anos.

Muitas vezes temos que nos resguardar algum tempo e começar um processo de renovação, devemos nos desprender de tudo aquilo que nos impede de avançar. Somente livres do peso do passado, poderemos aproveitar o resultado valioso que uma renovação sempre traz.

Um comentário:

Jorge campos disse...

tremendo ese texto. Uma realidade que a igreja precisa experimentar!