domingo, 23 de dezembro de 2007

Estudo Sobre Fé.

Hb. 11:6 – “Ora, sem fé é impossível agradar-lhe, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que é galardoador dos que o buscam.”

[Fé -> é a confiança que depositamos em todas as providências de Deus. É a crença de que Ele está no comando de tudo, e que é capaz de manter as leis que estabeleceu. É a tranqüilidade que depositamos no plano de salvação por Deus estabelecido e executado por seu Filho, no Calvário (Dicionário Teológico da CPAD).]

A fé é um elemento fundamental da vida com Deus. Sem ela, não existiria a igreja, não haveria salvos, esperança de vida futura e nem creríamos na Segunda Vinda de Cristo.

Por diversas vezes encontramos na Bíblia relatos de acontecimentos os quais seriam impossíveis de serem cridos se olhássemos pela perspectiva humana que é limitada, pois “pela fé entendemos que foi o universo formado pela palavra de Deus, de maneira que o visível veio a existir das coisas que não aparecem” (Hb. 11:3).

Pois a fé tem o sentido de certeza inabalável, ou seja, convicção de que servimos a um Deus onipotente, onisciente e onipresente, que vela pela sua palavra para a cumprir “Disse-me o Senhor: viste bem, porque eu velo sobre a minha palavra para a cumprir” (Jr. 1:12).

A esperança é um princípio básico da fé, uma vez que temos convicção de que servimos a um Deus poderoso e que independente das circunstâncias, aquilo que se espera da parte Dele há de acontecer conforme a sua vontade, - “Portanto, disse-lhes: Assim diz o Senhor Deus: não será retardada nenhuma das minhas palavras; e a palavra que falei se cumprirá , diz o Senhor Deus” (Ez. 12:28).

É por meio d a fé que recebemos as bênçãos de Deus – “Jesus, porém, lhe respondeu : em verdade vos digo que, se tiveres fé e não duvidares, não somente farei o que foi feito à figueira, mas até mesmo se a este monte disseres: ergue-te e lança-te no mar, tal sucederá;” (Mt. 21:21). “Ao que lhe respondeu Jesus: Se podes! Tudo é possível ao que crê” (Mt. 9:23). Estes versículos nos mostram o poder da fé, mas crer e ter fé não são a mesma coisa.

O pai do jovem possesso cria porém não tinha fé, como vemos a seguir; “imediatamente o pai do menino exclamou [com lágrimas]: eu creio! Ajuda-me na minha falta de fé!” (Mc. 9:24).


Não podemos ter dúvidas a cerca do que cremos, Jesus repreendeu a seus discípulos quando duvidaram. “E, prontamente, Jesus, estendendo a mão, tomou-o e lhe disse: homem de pequena fé, por que duvidastes?” (Mt. 14:31). “Se tiveres fé e não duvidares…” (Mt. 21:21). E o apóstolo Paulo na epístola aos Romanos nos diz que tudo que não provém de fé é pecado – “Mas aquele quem tem dúvidas é condenado se comer, porque o que faz não provém da fé; e tudo o que não provêm de fé é pecado.” (Rm. 14:23).

A Bíblia ainda nos instrui a não somente ter fé mas também a batalhar por ela. “Amados, quando empregava toda a diligência em escrever-vos acerca da nossa comum salvação, foi que me senti obrigado a corresponder-me convosco, exortando-vos a batalhardes, diligentemente, pela fé que uma vez por todas foi entregue aos santos” (Jd. 20); é onde devemos edificar todo o edifício da nossa vida espiritual. Por isso, a fé é tratada de santíssima, significando que nos foi especialmente separada por Aquele que é o seu Autor e Consumador – “olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus…” (Hb. 12:2).

Devemos juntos lutar pela fé evangélica, “Vivei, acima de tudo, por modo digno do evangelho de Cristo, para que, ou indo ver-vos ou estando ausente, ouça, no tocante a vós outros, que estais firmes em um só espírito, como uma só alma, lutando juntos pela fé evangélica;” (Fp. 1;27) a fé que vence o mundo, “porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé” (l Jo 5:4).

Pois devemos combater o bom combate, completar a carreira e guardar a fé para que venhamos a obter a salvação da nossa alma (2Tm. 4;7 ; l Pe 1:9).

O Senhor nos adverte a conservamos o que temos para que ninguém tome – “Contudo, quando vier o Filho do homem, achará, porventura, fé na terra?” (Lc. 18:8b) – “Venho sem demora. Conserva o que tens, para que ninguém tome a tua coroa. Ao vencedor, fá-lo-ei coluna no santuário do meu Deus, e daí jamais sairá; gravarei também sobre ele o nome do meu Deus, o nome da cidade do meu Deus, a Nova Jerusalém que desce do céu, vinda da parte do meu Deus, e o meu novo nome” (Ap. 3:11-12).

* A fé a vida do justo -> Hc. 2:4
* Esperança do que não se vê -> Rm. 8:25
* A fé conduz à salvação -> Ef. 2:8-11
* A fé leva à justiça em Cristo -> Rm. 3:22
* A fé leva à justificação -> Rm. 5: 1
* A fé que salva -> Mt. 9:22
* A arma de defesa do Cristão -> Ef. 6:16
* Essencial para resposta de oração -> Tg. 1:5-6
* A fé prática -> Tg. 2:14-26
* Apostasia da fé -> l Tm 4:1-5
* O autor da fé -> Hb. 12:2
* O firme fundamento -> Hb. 11:1

A fé não se sente, ou se tem ou não, a fé é muito mais que mera certeza humana ou fruto da lógica.

A minha palavra e a minha pregação não consistiram em linguagem persuasiva de sabedoria, mas em demonstração do espírito e poder, para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria humana, e sim no poder de Deus” ( l Co. 2:4-5).



2 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom, estava precisando ler algo sobre a fé.

Anônimo disse...

que estudo bom e objetivo!vou indicar para meus amigos.