sábado, 15 de dezembro de 2007

Desviados do Caminho

Atualmente tenho me assustado, com a grande quantidade de pessoas insatisfeitas com a “igreja”. A maioria dessas pessoas teme a Deus, crêem na morte e ressurreição do Senhor, lêem a bíblia com prazer, falam com o Pai numa intimidade maravilhosa, mas não conseguem participar de uma reunião nas “igrejas”, por não concordar com o que ouvem dos púlpitos.

Mas também existe uma pequena quantidade de pessoas que de inicio parece com os primeiros irmãos que falei, porém não tem nenhuma “paciência” para ler a bíblia, falar com o Pai virou um martírio e a cada dia retornam para a vida que tinham, conseqüência de não ter tido um encontro com Cristo, mas sim com a “igreja” com quem se desiludiram.

Com isso ouvimos a expressão “desviados” sendo usada pejorativamente para identificar estes dois grupos de pessoas que não estão indo a nenhuma “igreja”, porém questiono se de fato esta expressão está sendo bem empregada atualmente. Ou será que ficaria melhor dizer que quem se desviou do caminho do Senhor foi a “igreja” por causa de alguns sacerdotes, diga-se de passagem, novamente!

Se analisarmos muitas expressões que eram usadas pela igreja católica apostólica romana, para de alguma forma inferiorizar, ofender e perseguir os que não concordavam com seus ensinos receberam sinônimos e estão sendo usadas por muitas igrejas protestantes. Um pequeno exemplo do que estou falando: (excomungados = desviados / não existe salvação fora da igreja = ele perdeu a salvação por ter saído da visão / herege= mundano, etc...)

Assim como os dogmas e regras fizeram a “igreja” no passado perder o foco, fazendo com que muitos cristãos não mais conseguissem suportar ficar dentro delas, o mesmo tem acontecido atualmente. A “igreja” tem colocado os seus dogmas entre os pecadores que buscam misericórdia e refrigério para as suas almas e Deus que deseja exercitar misericórdia e dar paz a todos que estão sobrecarregados.

Ai de vós também, intérpretes da Lei! Porque sobrecarregais os homens com fardos superiores às suas forças, mas vós mesmos nem com um dedo os tocais.” Lc 11:46

Como hordas de salteadores que espreitam alguém, assim é a companhia dos sacerdotes, pois matam no caminho para Siquém; praticam abominações.” Os 6:9

E em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens. Negligenciando o mandamento de Deus, guardais a tradição dos homens.” Mc 7:7-9

Pois misericórdia quero, e não sacrifício, e o conhecimento de Deus, mais do que holocaustos” Os 6:6

Estou tendo o cuidado de colocar o termo igreja entre aspas por crer que a igreja de Cristo não prioriza a necessidade de ter grandes construções e status para ser igreja de fato, pois estas que assim procedem é a igreja visível falida e desviada do caminho do Senhor.

Mas a igreja única e santa continua perseverando no caminho do Senhor, se reúne de maneira proveitosa independente de qualquer situação, a fim de realizar o propósito divino que é o encontro fraternal para Cultuar a Deus, edificando uns aos outros com a graça do Senhor, crendo que o evangelho é suficiente para o aperfeiçoamento do homem.

“...Tens pouca força, entretanto, guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome.” Ap 3:8b

Nenhum comentário: