quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Barba de molho.


Cansado de ver seus sermões caírem no vazio, um pastor resolveu dar uma lição aos seus ouvintes.

Num dos cultos semanais mais concorridos, ele subiu ao púlpito com seu aparelho de barbear, bacia, água, espuma, caneca, espelho e toalha. Nem sequer cumprimentou a igreja e, tranqüilamente, colocou água na bacia, testou a temperatura, ajeitou o espelho, pegou uma caneca, fez espuma, passou na cara, e começou a se barbear. Gastou vários minutos nisso, que pareceram uma eternidade para os presentes.

Ao final, quando todos esperavam que o pastor fosse fazer um desfecho maravilhoso, fosse lhes apontar o “moral da história”, ele simplesmente enxugou o rosto com a toalha, encerrou o culto e despediu o povo de volta para as suas casas.

Aquela semana foi atípica. O povo comentou o fato todos os dias, tentando adivinhar o significado de tudo aquilo: “Que mensagem ele quer nos passar?”; “Qual o simbolismo espiritual da água, do sabão, do barbear-se?”.

Dias depois, quando ele subiu novamente àquele púlpito, a igreja estava cheia. O pastor olhou para a congregação e disse-lhes: Sei que vocês querem saber o significado do que fiz aqui neste púlpito na semana passada. Bem, eu vou lhes dizer: não há significado algum! Nenhum simbolismo. Nenhum desfecho maravilhoso. Nenhuma mensagem. Nenhuma moral da história. No entanto, se podemos tirar alguma lição disto tudo, é a seguinte: Há anos eu venho apresentando para vocês a mensagem bíblica, mas não tenho visto nenhuma mudança em suas vidas. Minhas mensagens têm caído no esquecimento, tão logo vocês saem do templo. Eu gostaria que vocês comentassem meus sermões durante a semana, do mesmo modo que se dispuseram a comentar o meu barbear nestes últimos dias, ou será que a minha barba é mais importante para vocês que a Palavra de Deus?

E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; e as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te. Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por frontais entre os teus olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas.” Dt.6:6-9.

Aprendendo com as águias

Existem momentos em nossas vidas em que, há a necessidade de mudanças, metamorfose, reciclagem, um renovo. Parece que se isso não acontecer iremos jogar tudo para o alto e sair correndo até cansar e aí desfalecer e dormir. Ou mudamos ou morremos!!!

Neste momento o esperar e confiar nossa vida plenamente nas mãos do Senhor é muito importante, pois significa depender d´Ele como nossa única fonte de ajuda e graça em tempo de necessidade.

E quando esperando Nele obtemos:
· A força divina para nos vivificar no meio do sofrimento e provações II Co. 4:16-18.
· Ele nos eleva acima das dificuldades, assim como a águia que paira nas alturas no céu acima das tempestades Hc. 3:19.
· A capacidade de correr espiritualmente sem se cansar e de caminhar firmemente para frente sem desfalecer, quando parece que Deus demora a agir Sl. 144:1, 2, 15. Deus promete que se o seu povo confiar nele com paciência, Ele proverá todo o necessário para sustenta-los Sl. 33:18-22; Fp. 3:13; I Co. 9:24-27.

Quando falo em renovo, lembro-me das águias:
As águias chegam a viver 70 anos mas, para chegar a esta idade, aos 40 anos ela tem que tomar uma difícil decisão, pois nesta idade ela está com as unhas compridas e flexíveis, não consegue mais agarrar as presas das quais se alimenta; o bico alongado e pontiagudo se curva; as asas, envelhecidas e pesadas e, em função da grossura das penas, voar já é muito difícil.

Então a águia só tem duas alternativas: morrer ou enfrentar um dolorido processo de renovação que irá durar 150 dias. Esse processo consiste em voar para o alto de uma montanha e se recolher num ninho próximo a um paredão, onde ela não necessita voar. Após encontrar este lugar, a águia começa a bater com o bico em uma parede até conseguir arranca-lo, espera nascer um novo bico, com o qual vai depois arrancar suas unhas. Quando as novas unhas começarem a nascer, ela passa a arrancar as velhas penas e, só após cinco meses, sai para o famoso vôo da renovação, e para viver então mais 30 anos.

Muitas vezes temos que nos resguardar algum tempo e começar um processo de renovação, devemos nos desprender de tudo aquilo que nos impede de avançar. Somente livres do peso do passado, poderemos aproveitar o resultado valioso que uma renovação sempre traz.

terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Ainda que... tende bom ânimo

Existem muitos cristãos que pensam ser imunes a certas situações que acontecem na vida de qualquer mortal, isto por terem sidos ensinados que aqueles que servem a Deus estão por cima da carne seca, são os reis da cocada preta, da cocada branca e da de maracujá. Então nada acontece a eles nem sendo vontade de Deus, pois e só determinar e pronto: são os “intocáveis”.

Agora, na bíblia encontramos homens que serviram a Deus e passaram por situações adversas como ser perseguido, preso, açoitado e apedrejado. Creio que muitos cristãos da atualidade nem imaginam passar por estas situações, e se algum dia isso passar na mente deles, sem perda de tempo amarram em nome de Jesus, crendo que este pensamento é obra do diabo.

Porém como Deus é justo e faz o sol brilhar e a chuva cair sobre todos, o dia mal chega também na vida de todos, e infelizmente estes que se acham “intocáveis” são pegos de surpresa por não terem sido ensinados, por isso estão despreparados para suportar este dia. Por este motivo encontramos muitos entristecidos, se sentido enganados, culpando a Deus por estarem no estado que estão.

Quando na verdade Deus nunca deixou os seus enganados, o próprio Senhor Jesus disse: “No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.” Jo 16:33. Ter “bom ânimo”, esta é a questão, o cristão tem que ter a consciência de que Deus é poderoso para livra-lo de qualquer situação ou dar graça e passar com ele em qualquer situação, lembra do salmo 23:4 ? “Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam.”

Creio que qualquer situação difícil que um cristão possa enfrentar, ele enfrenta com a graça de Deus, sabendo que a presença de Deus está com ele e no momento certo o dia mal irá passar, por isso ele passa louvando o Senhor.



Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto nas vides; ainda que falhe o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que o rebanho seja exterminado da malhada e nos currais não haja gado. Todavia eu me alegrarei no Senhor, exultarei no Deus da minha salvação”. Hc 3:17-18

domingo, 20 de janeiro de 2008

Sem amor nada somos.

" Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três;porém o maior destes é o amor."
I Co 13:13

sábado, 19 de janeiro de 2008

Pra quê Guru???

Um caminho foi aberto para desfrutar da intimidade com Deus, que requer apenas fé e intrepidez daquele que quer se aproximar, através do sacrifício de Jesus Cristo e isto independente de qualquer situação financeira, social e étnica. Sem a necessidade de ritos como ofertas de pombos, bodes, ovelhas, novilhos etc..., que exigia a presença dos sacerdotes que apresentavam essas ofertas a Deus.

Porém nos dias atuais encontramos pessoas que têm insistido em procurar a velha forma para se aproximar de Deus, achando que há a necessidade de um intermediário como se Jesus Cristo não fosse suficiente como tal.
Pessoas com as quais Deus tem falado diretamente seja na palavra, sonhos, visões conforme a escritura, porém, elas insistem em buscar gurus espirituais que as orientem e discirnam esses sonhos e visões, como se o Senhor não fosse poderoso para fazer com elas como fez com José ou Daniel.


Lembro-me, do povo de Israel no pé do monte presenciando os trovões e relâmpagos, com a possibilidade de se colocarem diante da presença do Senhor, porém o pavor tomou conta deles que preferiram que Moisés fosse o intermediário entre eles e Deus, com isso perderam a oportunidade de desfrutar da presença de Deus com mais intensidade em suas vidas, assim como muitos nos dias atuais.(Hb 4:14-16;I Jo 2:27; Ex 20:18-21).

quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Espera em Deus.

Há momentos em nossa trajetória com Deus que o amor tem que ser maior do que a vontade! Pois somos presos ao tempo e circunstância, que nos leva ao desânimo e a pensar que a vontade de Deus vai demorar a se cumprir em nossas vidas.

E muitas das vezes acabamos nos rendendo ao que o “mundo” tem para nos oferecer, fazendo com que por alguns instantes venhamos a esquecer a tempestade que passa nas nossas cabeças. Porém no dia seguinte sabemos que a tempestade continua lá no nosso interior aguardando um momento para surgir ou uma oportunidade para aumentar as suas forças passando de tempestade para uma catástrofe, “um abismo chamando outro abismo”.


O salmista passou por uma situação semelhante, e fez uma pergunta a si: "Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim?" ( Sl 42:5)


Isto aconteceu porque no seu interior havia um conflito de fé, medo, devoção, dúvida, alegria e tristeza, por achar que as promessas de Deus estavam demorando, e ainda havia a afronta daqueles que o queriam desanimados a ponto de perguntarem: “- Onde está o seu Deus?”. Mais ainda sim ele anelava pela presença de Deus e sabia no fundo da sua alma que alcançaria misericórdia. De repente ele trás à mente as lembranças dos feitos do Senhor em sua vida, e reanima a alma dizendo: "Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu." Sl 42:11


Em momentos de dificuldades devemos trazer a memória o que nos pode dar esperança em nossas vidas, sabendo que diferente de nós, o nosso Deus não está preso ao tempo e nem a circunstância, que Ele não se cansa e que inclina e ouve a oração de todos que esperam com confiança n’Ele e pleiteia a causa do justo.

sábado, 5 de janeiro de 2008

Descanso para a nossa alma.

Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e acharei descanso para a vossa alma. Porque o meu julgo é suave, e o meu fardo é leve.” Mt 11:28-30

Já li este texto várias vezes como muitos cristãos, mas quando o lemos o direcionamos erradamente para àqueles que ainda não estão em Cristo.

Lembro do comentário feito por Orlando Boyer sobre este texto, ele diz: “Há algo para tomar: seu jugo. Há algo para deixar: seu próprio fardo. Há algo para achar: descanso”

Cheguei a seguinte conclusão: este texto não é verdade na vida de muitos cristãos uma vez que em determinados momentos na vida não conseguem ter descanso para a alma.

E por que não encontram descanso para a alma?

Por não terem antes tomado o julgo suave e o fardo leve do Senhor, que é confiar totalmente na vontade do Pai. Quando entregamos o nosso caminho ao Senhor e confiamos nele verdadeiramente, aí sim, compreendemos que a vontade d’Ele é boa, perfeita e agradável. ( Sl 37:5; Rm 12:2 )

E só iremos conseguir pegar o julgo suave e o fardo leve do Senhor se primeiro lançarmos sobre Ele toda a nossa ansiedade crendo que seremos cuidados por Ele, e a cada dia aprenderemos a sermos obediente ao Pai como Ele foi. ( I Pe 5:7; Fp 2:5-8 )

Com isso, poderemos enfrentar toda e qualquer situação com descanso na alma sabendo que todas as coisa cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. ( Rm 8:28; Fp 4:6-13 )