quinta-feira, 20 de março de 2008

Vinho novo em odres novos.

Nem se põe vinho novo em odres velhos; do contrário, rompem-se os odres, derrama-se o vinho, e os odres se perdem; mas põe-se vinho novo em odres novos, e ambos se conservam.“ Mt 9:17

Muitos pedem vinho novo da parte do Senhor, e quando se fala deste vinho querem dizer mais unção ou um renovo. Porém a questão é o vinho não pode ser desperdiçado por isso o odre também tem que ser novo.

E o que seria um odre? Odres são sacos de pele feitos para transporte e armazenagem de líquidos. Um odre velho fica com a pele desgastada, enrijecida com pregas decorrente do peso. Por que não se deve colocar vinho novo em um odre velho? A fermentação do vinho novo produz gases, cuja pressão dilataria e romperia o odre, justamente nas pregas.

O enrijecimento dos odres velhos pode ser comparados com a religiosidade e sua intransigência que lança no inferno sem pensar duas vezes aqueles que eram, sem dar a estes uma chance para o arrependimento.

Jesus, entretanto, foi para o monte das Oliveiras. De madrugada, voltou novamente para o templo, e todo o povo ia ter com ele; e, assentado, os ensinava. Os escribas e
fariseus trouxeram à sua presença uma mulher surpreendida em adultério e, fazendo-a ficar de pé no meio de todos, disseram a Jesus: Mestre, esta mulher foi apanhada em flagrante adultério. E na lei nos mandou Moisés que tais mulheres sejam apedrejadas; tu, pois, que dizes? Isto diziam eles tentando-o, para terem de que o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, escrevia na terra com o dedo. Como insistissem na pergunta, Jesus se levantou e lhes disse: Aquele que dentre vós estiver sem pecado seja o primeiro que lhe atire pedra. E, tornando a inclinar-se, continuou a escrever no chão. Mas, ouvindo eles esta resposta e acusados pela própria consciência, foram-se retirando um por um, a começar pelos mais velhos até aos últimos, ficando só Jesus e a mulher no meio onde estava. Erguendo-se Jesus e não vendo a ninguém mais além da mulher, perguntou-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou? Respondeu ela: Ninguém, Senhor! Então, lhe disse Jesus: Nem eu tampouco te condeno; vai e não peques mais.”Jo 8:1-11”.

Assim como os velhos odres não conseguem suportar a dilatação do vinho novo, a intransigência religiosa não consegue suportar a graça e misericórdia ensinada no evangelho de Cristo.

As palavras neos e kainos , significam novo no original grego com sentidos diferentes; Neos quer dizer novo no sentido de recente, mas não novidade, agora kainos significa novo no sentido de novidade, algo nunca visto ou usado.

mas põe-se vinho novo(neos) em odres novos(kainos), e ambos se conservam

Aos receber do vinho novo que é o ensino da graça e misericórdia do Senhor, podemos nos comparar aos odres velhos ou novos, espero que sejamos todos odres novos que retém o vinho novo.

E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.” II Co 5:17; Cl 3:10; Rm 12:2; II Co 3:1-18.

Nenhum comentário: