sábado, 8 de março de 2008

Ser Aceito

Encontramos no livro de Gênesis logo no início a história de Caim e Abel, o primeiro homicídio. Observamos que o motivo que levou Caim a matar Abel foi a inveja, sim a inveja de o sacrifício dele não ter sido aceito pelo Senhor e o do seu irmão sim, sendo que o sacrifício foi o de menos, entendo que o que de fato agradou aos olhos do Senhor foi o procedimento de Abel, para que o seu sacrifício fosse aceito “agradou-se o Senhor de Abel e de sua oferta; ao passo de Caim e de sua oferta não se agradou. Irou-se, pois, sobremaneira, Caim, e descaiu-lhe o semblante.” (Gn. 4:4; Os. 6:6; 8:3)

Este texto me leva a meditar qual seria o motivo que levou o Senhor a não se agradar do procedimento de Caim, o que ele havia feito? “Se procederes bem, não é certo que serás aceito? Se todavia, procederes mal, eis que o pecado jaz à porta; o seu desejo será contra ti, mas cumpre a ti domina-lo.”(Gn. 4:7). Creio que havia algo dentro de Caim que nem mesmo ele sabia pois, a inveja, o desejo de ser melhor que o irmão, que até então não haviam se manifestado tão fortemente a ponto dele perder o controle, conseqüentemente o levando a atentar contra a vida do próprio irmão. Mas Deus sabia o que se passava no íntimo daquele homem – “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá? Eu o Senhor, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isto para dar a cada um segundo o seu proceder, segundo o fruto das suas ações”. (Jr. 17: 9-10)

O ser humano busca a aceitação ou o reconhecimento deste cedo na escola, entre os amigos, até no trabalho, por isto existe a disputa por cargos e posições. Vamos parar pra pensar; será que nos dias de hoje, encontramos este mesmo comportamento no meio do povo cristão? A busca por ser aceito por Deus com a eliminação da concorrência?

Acredito que devemos sim buscar agradar ao Pai celestial com as nossas atitudes literalmente oferecendo o nosso corpo como sacrifício vivo, santo e agradável, e o nosso louvor como aroma suave a ele. Agora, se procedermos como Caim, disputando para ver quem é mais usado por Deus, quem é mais ungido ou mais santo, com certeza não seremos agradáveis a Deus, e com isso virá o sentimento de inveja.

Que Deus tenha misericórdia de nós e que nos ajude a não sermos como Caim para não tentarmos matar ao nosso irmão, ou como os irmãos de José que além de joga-lo no buraco, venderam-no como escravo, uma vez que sabemos que este foi comprado por preço mais valioso que ouro ou prata, foi comprado pelo sangue do cordeiro Jesus, então vejamos o nosso trato com o irmão (Gn. 37:24-28 ; l Pe. 1:13-19, 22).

Então como ser aceito por Deus? “Tu, meu filho Salomão, conhece o Deus de teu pai e serve-o de coração íntegro e alma voluntária; porque o Senhor esquadrinha todos os corações e penetra todos os desígnios do pensamento. Se o buscares, ele deixará achar-se por ti; se o deixares, ele te rejeitará para sempre” (l Cr. 28:9) O segredo é ter um coração íntegro, justo para com Deus e o próximo e uma alma voluntária que não precisa ser mandada, antes como diz um ditado popular “está disposto a fazer o bem não importa a quem”, sempre lembrando que aquele que quer ser o maior seja o menor, e que a cada dia tenhamos em mente ter o irmão maior que nós mesmos. (Mt. 20:20-28; Fp. 2:3).

Nenhum comentário: