sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Os sacerdotes, os magos e o Cristo

É atemorizante observar como a religião cega, até mesmo os maiores observadores da escritura, um exemplo disto encontramos no início do evangelho escrito por Mateus.

Os sacerdotes eram os que ensinavam a lei ao povo (Ml. 2:7) e os escribas eram os que conheciam as escrituras (Ed. 7:6). Tanto os sacerdotes quanto os escribas tinham conhecimento com relação a Cristo, mas ao contrário dos magos do oriente não tiveram a visão nem tinham o desejo de buscar a Cristo.

Os judeus tinham as escrituras a respeito de Cristo e os magos do oriente viram a estrela de Cristo”. (Mt 1-3)

Os judeus tinham o conhecimento mental das letras mortas com relação a Cristo, enquanto os magos receberam a visão viva (Nm. 24:17) a seu respeito.

Porém, os magos por não conhecer o que diziam as escrituras acerca dos fatos e seguindo os seus próprios conceitos foram pelo que parecia óbvio, com isso desviaram-se parando em Jerusalém, a capital da nação judaica, onde se presumia que o rei deveria estar.

O desvio deles alarmou a Herodes “O grande”, conhecido por sua crueldade e por ter cometido barbaridades, este era chamado pelos romanos de “rei dos judeus”, que conseqüentemente mais tarde ordenou a morte de inocentes (Mt. 2: 16-18), porém tudo estava contribuindo para o cumprimento das escrituras.(MT 2:13-15; Os 11:1).

Depois os magos tiveram um encontro com as escrituras, sendo por elas corrigidos e restaurados de volta ao caminho correto que os levaria ao Rei dos Reis e Cristo, a estrela apareceu novamente para eles.

“A visão viva sempre acompanha as escrituras.” (Mt 2:4-10).

Uma vez que temos um encontro com Cristo jamais seguimos o mesmo caminho, pelo contrário, sempre tomaremos um novo caminho (Mt 2:12).

Nenhum comentário: