terça-feira, 26 de agosto de 2008

Aliança feita, muralhas ao chão


Sempre que ouço no inicio da ministração o pregador dizer: - abram a bíblia no livro de Josué... , automaticamente me vem a mente abrir no capítulo 6 pois é quase certo ele falar da destruição das muralhas de Jericó.

Não estou dizendo que este texto não deva ser pregado mas, com as dificuldades que o ser humano encontra no dia a dia, quem não gostaria de ter seus problemas derrubados ou aniquilados? Então ministrar sobre a vitória milagrosa de Israel é arrancar com certeza a aprovação e aplausos dos ouvintes emocionados com o relato e com a possibilidade de o mesmo acontecer em suas vidas.

Eu acredito que Deus pode realizar maravilhas hoje como operou na historia do povo hebreu, pois Ele é o mesmo ontem, hoje e será eternamente, mas devemos atentar para o relato antes da derrubada das muralhas.

Primeiramente o livro de Josué mostra o Senhor relembrando ao povo a sua fidelidade, e os aconselhando a buscar através das escrituras saber qual a sua vontade, e aproveita para alertá-los do horror que Ele tem contra o pecado. (Js 1:1-18)
Vale a pena lembrar que essa geração não é a que saiu do Egito, pois a geração vinda do Egito sucumbiu no deserto devido a rebeldia e incredulidade ficando apenas Josué e Calebe (Nm 14:20-38).

Esta nova geração não presenciou o poder com o qual Deus havia retirado Israel do domínio do Egito, porém testemunharam muitas outras maravilhas que o Senhor fazia entre eles. Este era um povo sem aliança com o Senhor, pois não eram circuncidados e iriam para a batalha sem ter esta aliança, por esta razão o Senhor ordenou a circuncisão para retirar o opróbrio do Egito de sobre eles. Logo após a circuncisão vem o descanso, e com as forças recobradas é momento de celebrar e se alegar pelos feitos realizados pelo Senhor e pelos que Ele irá fazer. (Js 5:1-12)

Trazendo para hoje encontramos muitos querendo “derrubar muralhas”, “desbaratar exércitos”, “saltar montes”, profetizar vitórias, mas esquecem que primeiro devemos atentar para a palavra do Senhor, reafirmar nossa aliança com ele (ter uma vida na presença de Deus), descansando nele sabendo que nossa força vem somente dele, se alegrando a cada dia não somente pelo que Ele pode fazer, mas sim pelo que Ele já fez na cruz do calvário.

Nenhum comentário: