domingo, 7 de dezembro de 2008

Pedir, buscar e bater

Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e, a quem bate, abrir-se-lhe-á. Ou qual dentre vós é o homem que, se porventura o filho lhe pedir pão, lhe dará pedra? Ou, se lhe pedir um peixe, lhe dará uma cobra? Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará boas coisas aos que lhe pedirem? Tudo quanto, pois, quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles; porque esta é a Lei e os Profetas.” (Mt.7:7-12)

Para entender melhor o texto e só prestarmos atenção no comportamento de uma criança que deseja algo, estando ela perto da mãe com esta visível, ela pede; caso esteja longe, a criança busca; se a mãe estiver inacessível no seu quarto, a criança bate na porta até ela abrir.

Há situações em que basta pedir, é o estágio em que o filho simplesmente pede. Ainda está descobrindo o que quer ou quase sabe com certeza. É preciso incluir a palavra: seja feita a tua vontade. (Mc. 10: 51- 52).

Outras são necessárias buscar, o filho já sabe o que quer ou o que deve querer, mas tem de caminhar até lá, neste momento deve-se perseverar. (Dn. 10: 12-14; Jo. 4: 46-54). Sempre neste ponto da caminhada os obstáculos surgem em maior quantidade. Neste momento existe a necessidade de pedir para o pai “ dar forças para não desanimar, não desviar, não desistir...” “confirma Senhor a tua vontade”.

Mas também existem outras em que a oposição é muito grande, o filho chega até a resposta, mas “a porta está fechada” então devemos bater, insistir, conquistar até ver a porta do céu se abrir. Muitas confirmações já foram dadas a cerca da vontade de Deus, mas um detalhe impede a concretização do fato, então há a necessidade de insistir em oração, porém não como petição, mas utilizando a autoridade que Jesus nos deu contra todo o empecilho do diabo.
(Js. 6: 1- 5; Mc 5: 25-34).

Finalizando quero dizer que não adianta “pedir, buscar e bater” sem antes termos um bom relacionamento com o nosso próximo. Jesus rapidamente depois de ensinar a cerca da oração, volta à atenção dos discípulos para o próximo. (Mt. 7:12; MT 5:23-24).

Nenhum comentário: